Este post não é sobre religião

[Importante frisar que este post não é sobre religião]

– Filho, vem abrir esta caixa da mudança comigo?
– Mas esta caixa só tem jornal, mãe.
– Não, as coisas estão embrulhadas no jornal. Dentro tem coisa. Vamos descobrir o que?

Ele, três anos, achou que estava abrindo uma caixa de tesouros.
Desenrola jornal daqui, desenrola jornal dali, sai um elefante da sorte sem uma orelha, duas bolas decorativas feitas de conchinhas do mar que eu devo ter trazido da Bahia ou de Camburi, uma caixinha de marchetaria, provavelmente comprada num bazar de gente que faz, e uns Santos.

Voltei com o elefante e as bolas com conchas coladas com cola quente pra caixa, separei a caixinha bonitinha e abri os Santos.
Pensei: coitados, gente, dentro desta caixa… Deve ser por isso que eu fico girando em volta do rabo. Castigo.

– Mãe, quem é?
– Esse é São Judas, filho, amigo de Jesus.
– Mas, mãe, Judas não era inimigo de Jesus?
– Não, Levi, este é outro Judas. Esse era amigo.

– Hmmm, tá… E essa?
– Essa é Nossa Senhora, mãe de Jesus.
– Mas a mãe de Jesus não é Maria?
– Então, é Maria, mas é também Nossa Senhora.
– Ela é nossa, né, mãe, se tá na nossa casa, é nossa.

– E essa com este bebê no colo?
– Também é Nossa Senhora com Jesus bebê.
– Mas, mãe, essa Nossa Senhora é diferente daquela.
– É porque tem várias Nossas Senhoras, Levi. Tem Aparacida, das Graças, Auxiliadora….
– Então, ele tinha um monte de mãe?
– Não, só Maria, mas que também era Nossa Senhora.
– E eu só tenho uma mãe, você.
( embolou, parte pro próximo jornal embrulhado.)

– E esse, quem é? Ele também tem bebê no colo.
– Esse é São José, pai de Jesus.
– Ô, mãe, o pai de Jesus é Deus.
– Levi, o pai de Jesus é José, e esse bebê é Jesus.
– E Deus? Então Jesus tem um monte de mãe e dois pais?
– Ai, Levi, sei lá, Deus é pai de todo mundo.
– Não, meu pai é Matheus. E você sabia que Jesus tá morrido? Jesus já tá morrido, mãe. Me falaram.

– Levi, vamos ali contar quantos carrinhos você tem?
– Vamos!

E hoje é sexta-feira santa, ontem eu fiz molho de almôndega, sobrou, tá na geladeira, não sei se esquentamos e comemos, pra matar isso logo ou congelo. O Papa falou que o importante é o que sai da boca, não o que entra. Com esta declaração, acho que ele nos redime do pecado de não poder comer carne hoje, né? Ou não.

Uma resposta em “Este post não é sobre religião

Deixe um comentário

